Qualidade de Vida: tendência humana que virou tendência imobiliária.

A qualidade de vida, felicidade, tranquilidade, sucesso, bem-estar, tudo isso sempre foi a busca dos grandes movimentos humanos ao longo da história. Todo mundo busca o que há de melhor, incessantemente. E como o mundo é movido pelas pessoas, todas as tendências, sejam sociais ou mercadológicas, se originam das vontades e desses movimentos de busca. 

E claro, algo tão essencial como a moradia, também teve seus impactos e mudanças ao longo dos anos. Há algumas décadas, pudemos perceber uma crescente tendência no mercado imobiliário: os bairros planejados. Esse modelo de planejamento urbanístico se consolidou em diversos lugares do mundo por colocar o conforto e qualidade de vida de seus moradores como objetivo principal. 

Estes espaços cuidadosamente planejados e urbanizados, ultrapassam a ideia comum de “bairro” mas se tornam ecossistemas urbanos completos, transformando a forma que seus moradores vivem, interagem e se conectam. Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre essa tendência mundial e que inspirou diretamente a criação do Florencia, o primeiro bairro planejado de Chapecó e um projeto exclusivo da NT Urbanismo. Boa leitura!

Planejamento Estratégico para Qualidade de Vida

A ascensão dos bairros planejados está profundamente enraizada na busca por qualidade de vida. A preferência por espaços amplos e ao ar livre que concentrem opções de lazer, moradia, conveniência, e facilidades urbanas, também representam uma grande parcela de influência. Esta tendência também se mostra bastante crescente no mercado Chapecoense, tendo em vista o crescimento da cidade, sendo esta um polo comercial e econômico do estado de Santa Catarina. Assim, as demandas por moradia se tornam muito mais plurais e com mais exigências de investidores e compradores.

Suprindo essa necessidade, os bairros planejados oferecem em sua estrutura, mais opções de moradia, facilidades, modernidades e preços atrativos.

Muito ao contrário dos desenvolvimentos tradicionais, esses bairros são cuidadosamente planejados, integrando residências, áreas verdes, comércio, lazer e infraestrutura em um único ambiente. Essa abordagem estratégica visa criar espaços onde os moradores não apenas residam, mas vivam em um ambiente equilibrado e harmonioso.

Conectividade e Comunidade

A conectividade é uma das grandes essências dos bairros planejados. Projetados para terem circulação de mais pedestres e ciclistas, esses espaços promovem um estilo de vida mais ativo e saudável. Além disso, ao reunir moradias, espaços comerciais e de lazer próximos, criam-se comunidades mais coesas, onde os moradores podem se encontrar, interagir e compartilhar experiências, ter boas conversas, aproveitar em conjunto os ambientes de lazer proporcionados pelo bairro planejado.

Sustentabilidade Integrada

Outro ponto essencial é a sustentabilidade. Os bairros planejados priorizam soluções ambientalmente conscientes, incorporando design sustentável, uso eficiente de energia, gestão de resíduos e espaços verdes. Essa abordagem minimiza o impacto ambiental e promove um estilo de vida mais sustentável para os residentes. 

Mas a economia de recursos em bairros planejados focados em estratégias sustentáveis juntamente com incentivos à uma vida mais tranquila e em contato com o meio ambiente, promovem reduções no consumo de água, energia e emissões de carbono através da disponibilização de ciclovias e espaços destinados à micromobilidade. Essa abordagem ecoconsciente não apenas beneficia o meio ambiente, mas também oferece aos moradores uma melhor qualidade de vida..

Tendência Global em Evolução Urbana

A popularidade dos bairros planejados não é uma tendência isolada; é uma resposta à demanda por espaços urbanos mais funcionais e agradáveis. Cidades ao redor do mundo estão adotando esse modelo para enfrentar os desafios contemporâneos, como crescimento populacional, urbanização descontrolada e a necessidade de oferecer uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Alemanha, Estados Unidos, Suíça e até mesmo o Brasil, são ótimos exemplos de aplicação deste conceito de urbanização focado no convívio e qualidade de vida. Foram através dessas pesquisas e vivências que percebemos uma grande possibilidade de inovar o ambiente urbano de Chapecó, trazendo esta nova forma de viver.

Leia também – Comportamentos e tendências do mercado imobiliário

Valorização e investimento

Um dos pontos notáveis dos bairros planejados é a valorização imobiliária. Estudos indicam que propriedades localizadas em bairros planejados tendem a valorizar mais rapidamente. Relatórios do Urban Land Institute demonstram que esses espaços podem ter uma valorização de até 20% maior em comparação com áreas similares não planejadas.

O interesse dos investidores imobiliários nesses empreendimentos também é marcante, apontando que 60% dos investidores consideram investir em bairros planejados nos próximos anos, de acordo com levantamento da PwC e Urban Land Institute. Esse interesse evidencia a confiança no potencial de crescimento e retorno desses projetos.

Florencia, o primeiro bairro planejado de Chapecó.

Com a NT Urbanismo, Chapecó ganhou seu primeiro bairro planejado. O Florencia é um projeto inovador, que agrega todos os conceitos citados acima em seu projeto. 

Possuindo mais de 70.000 m² de área verde, possibilita aos seus moradores o contato direto com a mata preservada. Proporciona mais qualidade de vida, qualidade do ar,  conforto térmico, menos poluição visual e menos poluição sonora. Ele integra essa natureza em áreas verdes e de lazer interligadas, formando um grande Colar de Esmeraldas, conceito desenvolvido por Frederick Law Olmsted, um dos maiores urbanistas de toda a história da humanidade. Frederick também carrega um dos principais projetos urbanísticos em seu nome. Ele foi o criador do Central Park de Nova York.

Além de promover o bem-estar pelo contato com a natureza, o Florencia também foi projetado para entregar aos seus moradores, mais possibilidades de lazer sem sair do conforto de casa. Sem precisar se deslocar em grandes distâncias para criar memórias. São 19 espaços de lazer conjunto que contemplam:

  • praças;
  • playgrounds;
  • petplace;
  • ciclovia;
  • espaço ecumênico;
  • áreas verdes e preservadas;
  • quadra de beach tennis;
  • quadra poliesportiva;
  • quadra society;

Assim, o convívio e interação entre vizinhos se une a uma vida mais ativa e saudável. Para as crianças, todo o bairro se transforma em uma gama incrível de diversão e atividades ao ar livre.

Com lazer, conveniências e o que mais você precisar à uma leve caminhada de distância, o Florência se mostra um projeto inovador, que traz para Chapecó um novo capítulo de urbanização.

Leita também – Florencia Bairro Planejado: Entenda o conceito

Conclusão: Viver no Futuro, Hoje

Os bairros planejados não são apenas empreendimentos imobiliários, são ecossistemas projetados para evoluir com as necessidades e expectativas em constante mudança das pessoas. Ao integrar princípios de planejamento inteligente, sustentabilidade e qualidade de vida, eles se tornam o futuro da vida urbana, oferecendo não apenas um espaço para morar, mas espaços para se viver.

Se você quiser saber mais sobre as tendências do mercado imobiliário e o que há de mais novo no horizonte de crescimento das cidades, acompanhe o site da NT Urbanismo e as nossas Redes Sociais. Entende-se com essa evolução na cidade de Chapecó!